quinta-feira, 21 de julho de 2011

THE TINGLER!

Os pôsteres de cinema, além da imagem e do nome do filme, costumam trazer uma tagline, ou seja, uma frase de impacto que pretende passar para o público-alvo, de maneira sucinta, informações sobre o gênero e/ou história do filme, ao mesmo tempo em que procura despertar o interesse em assisti-lo.

O pôster comentado a seguir é de 1959. Trata-se do filme The Tingler, que no Brasil se chamou “Força Diabólica”.


A taglinewhen the screen screams you’ll scream too” brinca com os sons quase idênticos de “screen” e “scream”. A fim de manter o jogo de palavras, o tradutor poderia tentar algo mais ou menos como “Quando a tela gelar, você gelará com ela” (ou, exagerando um pouco, “Quando a tela gela, você gela com ela”).

Contudo, o ato de “gritar” (scream) é essencial não apenas para a trama do filme (uma vez que o monstro Tingler pode ser derrotado através de gritos), mas também para a promoção do “mais novo e surpreendente gimmick nas telas”: PERCEPTO!

O gimmick é um “truque”, “esquema” ou “segredo” usado em um jogo ou na promoção de um produto. Neste caso, porém, o termo gimmick também significa um dispositivo real, o “Percepto”, usado durante a projeção do filme.

O diretor William Castle era famoso por utilizar gimmicks na promoção de seus filmes. Para The Tingler (literalmente, “formigador”, pois o monstro causa na espinha dorsal de suas vítimas uma tingling sensation, isto é, uma “sensação de formigamento”), uma série de motores foi instalada embaixo das poltronas dos principais cinemas que o exibiam.

No “prólogo” do filme, Castle surge na tela...


...e explica que a qualquer momento em que o espectador estiver consciente de uma “tingling sensation”, o alívio poderá ser obtido através de um grito. “Não tenha vergonha de abrir sua boca e gritar a plenos pulmões (letting rip with all you've got)”, o diretor diz, “porque a pessoa ao seu lado provavelmente estará gritando também. E lembre-se disto: um grito no momento certo pode salvar sua vida!”

E eis que, no clímax da história, o Tingler foge para um cinema, invade a sala de projeção e faz com que o filme pare. O monstro, então, surge na tela...


...e todas as luzes do cinema (tanto o de mentira quanto o verdadeiro em que The Tingler está sendo exibido) se apagam, a tela fica completamente escura e a voz do astro do filme, Vincent Price, surge nos alto-falantes incitando as pessoas a gritarem por suas vidas, a fim de derrotar o monstro!

O “Percepto” era acionado neste momento. Os motores vibravam nas poltronas e provocavam no pobre espectador uma tingling sensation, com o propósito de causar pânico no cinema!

Por tudo isso, percebam como é importante manter na tradução desta tagline a referência aos gritos (“Quando a tela gritar, você gritará também... se dá valor à sua vida!”), ainda que o jogo de palavras se perca, sob o risco de anularmos a intenção e, consequentemente, o impacto da propaganda.

Ficaram curiosos sobre o diretor William Castle e seus criativos gimmicks? Procurem na internet o documentário de 2007 Spine Tingler! The William Castle Story (vejam trechos neste link do You Tube).

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