sexta-feira, 8 de julho de 2011

OPORTUNIDADE PARA TRADUTORES

Foi publicado hoje, no Diário Oficial da União, o edital do “Programa de Apoio à Tradução e Publicação de Autores Brasileiros no Exterior”, da Fundação Biblioteca Nacional.

Serão oferecidas bolsas de apoio à tradução e publicação de obras de autores (as) brasileiros (as) às editoras estrangeiras que desejarem traduzir, publicar e distribuir, no exterior, livros impressos previamente editados no Brasil em português.

Essa é uma excelente oportunidade para todos os tradutores. Contudo, parece que os contatos deverão ser feitos diretamente com as editoras estrangeiras.

De acordo com o edital, a editora interessada em inscrever-se no programa deverá enviar à Fundação Biblioteca Nacional uma série de documentos, incluindo o currículo do tradutor contratado (em português) e uma cópia do contrato de tradução da obra feito pela editora com o tradutor encarregado de fazer a respectiva tradução. O currículo do tradutor será ainda um dos critérios de seleção dos projetos encaminhados ao programa.

Leiam a íntegra do edital aqui.

O Programa foi lançado pelo Ministério da Cultura na 9ª Festa Literária de Paraty (FLIP). Vocês podem ler as reportagens sobre o lançamento do Programa nos links do jornal O Globo, do jornal Zero Hora e da página da Fundação Biblioteca Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário