quinta-feira, 25 de agosto de 2011

BACK TO THE FUTURE

O contexto histórico e social influencia bastante uma tradução. Encontramos alguns exemplos interessantes disso no livro “Back to the Future: The Official Book of the Complete Movie Trilogy”, de Michael Klastorin e Sally Hibbin (Mallard Press, 1990).


Trata-se de um livro promocional, lançado na época da estreia do filme “De volta para o Futuro – Parte III”, que traz diversas informações e curiosidades sobre essa trilogia cinematográfica.

Algumas dessas curiosidades dizem respeito a problemas de tradução, em alguns países europeus, de certas passagens do primeiro filme da série.

De acordo com os autores, por exemplo, na época de lançamento do filme (1985), a TV italiana não tinha por hábito repetir a transmissão de seriados. Por isso, não havia uma palavra italiana para “reprise” (rerun). 

“What’s a rerun?” (a cena se passa em 1955 e ninguém entende do que Marty está falando!)





















Assim, enquanto o Marty McFly americano diz para a família de sua mãe que assistiu ao episódio da comédia The Honeymooners em uma “reprise”, o Marty italiano diz que assistiu ao episódio em um “videocassete”.


Outra adaptação inusitada teve a ver com o estilista Calvin Klein. Depois que Marty McFly acorda desorientado no quarto de sua mãe, ela o chama de “Calvin”. Quando Marty lhe pergunta por que ela o está chamando assim, ela responde “Mas não é esse seu nome? Calvin Klein? Está bordado em sua cueca!”. 




































No entanto, como as roupas dessa grife ainda não eram muito comuns na Itália e na Espanha, nesses países o americano Calvin Klein virou o bávaro "Levi Strauss", criador do jeans. Já na França, a opção do tradutor foi por mudar de estilista: a mãe do Marty francês o chama de "Pierre Cardin"!

2 comentários:

  1. ahahahahahahahahah, adoreeii Teia!!!

    Carolina

    ResponderExcluir
  2. Oi, cherie! Que bom que você gostou!!! Apareça sempre e comente também. Já participou do nosso desafio? Vai lá: http://achadosnatraducao.blogspot.com/2011/08/desafio-do-fora-no-lixo.html
    Bjs!
    Marcella

    ResponderExcluir